13 de agosto de 2008

Linda história de uma amiguinha adotada adultinha


Olhem as notícias de uma amiguinha que morou por um tempo aqui com a gente, e que foi adotada por uma pessoa super especial, a Fabi, que depois se tornou voluntária nas nossas feiras de adoção!!! Como é bom receber um e-mail assim!!!!
------------------------------------------------------
"Eu sempre gostei muito de animais, principalmente de cachorros. Eu morei em casa até os 24 anos de idade e sempre tive cachorros. Parece que eu era escolhida por eles... era um que aparecia na porta de casa, outro que um namorado dava de presente, etc.
Até o dia em que nos mudamos (minha mãe e eu) para um apartamento. Aí tive que doar a Susi e a Laika (uma SRD de porte grande - misturada com pastor belga - e outra SRD de porte médio). Mesmo a de porte médio era grande para viver em um apartamento e, além do mais, ela teria dificuldades para se adaptar em um espaço limitado.
Diante dessa situação, fiquei 6 anos sem ter cachorro. Eu sentia muita falta e vivia dizendo para a minha mãe que qualquer hora iria "arrumar" um! Ela sempre dizia que não, que não tínhamos tempo para cuidar, que faria sujeira, que daria muito trabalho e etc. Realmente o tempo era curto pois nós duas trabalhamos e eu, naquela época, ainda fazia faculdade...

Mas no final do ano passado, após concluir a graduação e com algum tempo livre para dar atenção e dedicação que um animal merece, eu comecei a procurar um cachorro para adotar. Eu não queria comprar para não incentivar o "comércio" de cães que possa existir por aí. Bem, eu comecei procurando na internet, até que encontrei o Adote um Amiguinho. Achei o site bem interessante, principalmente por ter fotos dos cães - assim seria muito mais fácil - era só escolher e ir buscar! Eu sempre tive fêmeas porque acho que são mais tranqüilas e carinhosas, mas nenhum daqueles cachorros do site tocou meu coração. Então eu resolvi ligar na Clínica e a Dra. Estrela disse que havia uma cadelinha cuja foto não estava no site e que, caso eu quissesse, poderia ir até lá para vê-la. Na mesma hora eu peguei o carro e fui até lá, mas eu estava tão certa de que iria gostar da Sofia (o nome da cadelinha era Sofia) que no caminho passei em uma loja de animais e comprei casinha, ração, vasilhas e etc! Dito e feito! Ao chegar na Clínica, a Sofia, apesar de um pouco agitada, mostrou-se bem receptiva. Eu fiquei bastante admirada por ver que tratava-se de uma cadela toda preta, igualzinha às outras que eu tinha. Me apaixonei! Logo tratei de preencher o Termo de Responsabilidade e a Dra. Estrela até providenciou para que a Sofia tomasse um banho para que eu a levasse bem limpinha e cheirosa!

Porém, eu ainda tinha uma barreira a vencer: minha mãe. Quando chegamos em casa, ela estava irredutível! Não queria cachorro de jeito nenhum! Imagine só que ela mandou que eu devolvesse a Sofia! É claro que eu eu disse que não poderia devolver (apesar da Dra. Estrela ter tido que, caso a Sofia não se adaptasse ao ambiente, poderia devolvê-la, sim!). Eu disse também que tínhamos que ficar com ela de qualquer jeito, pois eu já tinha investido na casinha e nos demais apetrechos. Diante disso ela acabou aceitando, com a condição de que eu mudasse o nome da cadela, pois temos uma prima que se chama Sofia e meus tios poderiam não gostar da idéia de termos uma cadela com o mesmo nome da filhinha deles...! Então eu "batizei" a Sofia de Belinha, pois ela é mesmo muito bela!

A vantagem de adotar um cão adulto é que ele é muito grato à tudo - e mesmo ao pouco - que você tem a oferecer a ele. No começo a Belinha dormia só na casinha e, quando saíamos de casa para o trabalho, ela ficava só na lavanderia porque tínhamos medo que ela fizesse sujeira na casa toda. Não permitíamos que ela subisse no sofá, muito menos nas camas. De vez em quando um xixi escapulia em cima dos tapetes da casa... mas como ela já havia sido castrada, não tivemos muito problema com sujeira ou com outros animais na rua.
Após a primeira semana, ela foi-se mostrando tão grata e carinhosa, que acabamos cedendo. Ela passou a dormir comigo, em minha cama, e, após o primeiro mês, ela já não fazia mais suas necessidades dentro de casa - somente na rua! Duas saídas por dia são suficientes. Belinha não late dentro de casa, não chora quando temos que sair e deixá-la sozinha, não destroi móveis ou rói sapatos, continuou comendo ração (como quando estava na Clínica) e se dá bem com todos - adultos, crianças e até com outros animais.
A Belinha mudou a rotina da casa e acabou com os meus momentos de solidão. Ela me faz companhia nas minhas idas ao parque, à manicure, à casa de amigas, de parentes, etc.
Minha mãe, por sua vez, também ficou mais calma: hoje ela brinca muito com a Belinha e até a leva para passear, à pé ou de carro! (Belinha a-do-ra passear de carro).

Ter um animal de estimação requer tempo e dedicação. Se engana quem pensa que ter um cachorro em casa é somente dar ração, banho e um lugar para dormir. Há se se dar carinho, atenção, é necessário brincar com ele, fazer com que ele realmente participe de sua vida.
Belinha hoje está com 5 anos e 8 meses, e muito, muito feliz. Ela foi um presente para a nossa família. Não imagino minha vida sem ela!

Fabiana

5 comentários:

Anônimo disse...

pOSTEI SEU BLOG NA PÁGINA INICIAL DO MEU PROFILE, PARA MAIOR DIVULGAÇÃO, QUALQUER INCOVENIENTE ME COMUNIQUE, SÓ QUERO AJUDAR , MEU PROFILE É

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=11979514318612759757

oBRIGADA E DESEJO BOA SORTE A VOCÊS

Anônimo disse...

Linda a história, Fabiana.
A Belinha com certeza conseguiu uma mamãe muito especial!


E eu concordo com você sobre os animais adultos. Dos 14 gatos que peguei, 9 peguei adultos já (uma inclusive com 10 anos) e não me arrependo. Primeiro porque ter um animal para mim é ajudar um bicho que foi domesticado, mais do que me satisfazer, então adotar um adulto, que normalmente encalha, ajuda muito.

E tem as vantagens: já sabe usar a caixinha, não estraga coisas como os filhotes brincalhões, vc já sabe como é a personalidade dele e já sabe como ele vai ficar adulto.

Anônimo disse...

Esqueci de falar que a Belinha é LINDA!!

Anônimo disse...

Vanessa, ficou muito bonito o blog. Espero que ele traga muitas adoções. Vou repassar lá no orkut, pode deixar. E muito legal essa história, tomara que o pessoal perda o preconceito sobre adotar adultos. Bjs. Juju

Anônimo disse...

Fabiana, a senhorita é uma moça realmente muito bondosa!
Quando nos adotam, nós animais ficamos felizes demais e o que a Belinha está fazendo é bem o que tento fazer para meu papai e mamãe, tento alegrá-los e ser obediente. Meus pais estão surpresos em como aprendo depressa, é que sou muito grato, ainda mais aqui no Japão, por sair da rua onde no inverno eu quase congelava. Quando me encontraram eu tinha muito catarro e estava doente das orelhas entre outras coisas, hoje estou bem melhorzinho, mas meu coração está curado!
Sou um gatinho muito feliz e fico muito mais em saber que existem anjos assim como a senhorita, tão bonita na foto e tão bondosa em adotar um animal já grandão, sem preconceitos.
Parabéns senhorita Fabiana!
No que o blog do Gatinho Dinho puder ajudar qualquer pessoa que seja que se preocupa com os animais, nós ajudaremos!